sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Enchente de Festas!


  Então. Dando sequências ao que seria uma série de postagens referentes as Festas de Outubro em Santa Catarina - eu digo "seria" porque tô achando que essa será a segunda e a última da série - vou trazer aqui um pouco do que eu achei - ou - o melhor que eu encontrei, que faz referência as Festas de Outubro e tem alguma comédia. 

   
   Na verdade o melhor que encontrei vem na sequência, antes quis trazer aí uma tira minha que tem ligação com a ocasião. Essa começou esta semana a ser publicada no Jornal de Pomerode, considerada a cidade mais alemã do país. Lá não tem festa esse mês, tem feira, mas a cidade fica bem próxima de onde se realizarão algumas das festas desse mês. E é por lá, assim como em todo o Vale do Itajaí onde realmente entra-se no clima festeiro. 




   Bem. Todas essas festas surgiram depois da grande enchente de 83 que inundou o Vale do Itajaí - pra você que não é de SC quando você ouvir falar de enchente em SC quase sempre se trata de enchente no Vale do Itajaí. 
   Para alegrar o povo depois da catástrofe a prefeitura de Blumenau criou a Oktoberfest, inspirada na tradicional festa de Munique na Alemanha. A ideia deu certo e as Festas de Outubro inundaram o Vale, transbordaram e se espalharam para outras partes do estado, exatamente como as enchentes fazem.
   Pra você ver como enchente e festa estão intimamente ligadas aqui em SC, temos esse vídeo exemplar dos humoristas blumenauenses Rudi e Willy, pai e filho na vida real.
   O ritmo dessa música chamado por aqui de Marchinha é a sonoridade predominante nas Festas de Outubro, que alguns detestam. Eu particularmente gosto, é um ritmo muito divertido, dá realmente vontade de tomar chopp, dançar, pular e se divertir.
   Entretanto, infelizmente na Oktoberfest, por exemplo, todas as bandas tocam sempre as mesmas músicas. Você fica a noite inteira ouvindo "Zig Zag Zig Zag Hoi Hoi Hoi". Que até que é legal, mas só nas primeiras 300 vezes, depois enjoa.  
   Uma tentativa das bandas de inovar o repertório foi passando a tocar AC/DC. Umas tocam na versão original, outras tocam em ritmo alemão, mas, da mesma forma, depois das 300 vezes fica chato.




   Um grupo que buscou incrementar musicalmente as festas alemãs foi o Vox 3. Nos anos 90 eles faziam muito sucesso no Vale do Itajaí, inclusive em dias que não caiam no mês de Outubro. Foram, acredito, os primeiros a acrescentar Rock nas tradicionais marchinhas. E influenciados por Mamonas Assassinas buscaram pôr mais humor nas já bem humoradas músicas alemãs.
   O Vox 3 foi inclusive entrevistado no programa do Jô ainda no SBT. O que mostra que não é de hoje que o Jô vem entrevistando pessoas sem muita expressão.




     E pra finalizar trago ainda o clássico do Vox 3 e por que não dizer da música catarinense "Trinca Mas Não Trepa". A grande maioria dos catarinenses nunca ouviu falar da Vox 3 nem nunca ouviu essa música, mas ainda assim essa é uma das bandas catarinenses mais famosas de todos os tempos.
   Esse não é um vídeo oficial, mas dá pra sacar a proposta do Vox. Que tem até nessa música uma letra bem divertida, letra que foi com certeza um dos motivos do seu sucesso. 
   E antes de dar tchau, só queria dizer que entre as festas de outubro a Oktoberfest, a Fenarreco e a Shützenfest são alemãs e se dão no Vale do Itajaí; a Marejada não é alemã, é açoriana e acontece no Vale, na cidade que dá nome ao vale inclusive; açoriana também é a Fenaostra, que não é no vale é em Florianópolis; e temos ainda a Tirolerfest que é austríaca e acontece no meio-oeste do estado. Existem outras festas, mas essas são as principais. Isso tudo só a título de informação. :)

   E o próximo post será sobre Raul Seixas! Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário